sábado, 13 de outubro de 2012

Elizabeth Bathory





Isabel Bathory nasceu em (Nyírbátor, 7 de agosto de 1560 — Csejte, 21 de agosto de 1614) foi uma condessa húngara da renomada família Báthory que entrou para a História por uma suposta série de crimes hediondos e cruéis que teria cometido, vinculados com sua obsessão pela beleza. Como consequência, ela ficou conhecida como "A condessa sangrenta" e "A condessa Drácula". Seu nome em húngaro é Báthory Erzsébet, em eslovaco Alžbeta Bátoriová. Emportuguês, a condessa é referida como Isabel ou Elisabete Báthory.


A maior parte da vida adulta de Isabel Báthory foi passada no |Castelo de Csejte (em eslovaco Čachtice), na região deTrenčín, no oeste da atual Eslováquia. Os Báthory faziam parte de uma das mais antigas e nobres famílias da Hungria.


Era filha do barão Jorge Báthory (Báthory György), do ramo Ecsed, irmão do príncipe András da Transilvânia. A mãe de Isabel era do ramo Somlýo da família, chamava-se Anna Báthory e era irmã, entre outros, do rei da Polónia e do príncipe de Siebenbürgen (Transilvânia). Isabel era ainda prima do marido da arquiduquesaMaria Cristina de Habsburgo, filha de Carlos II da Áustria.



Ruínas do castelo da Condessa


Isabel cresceu em uma época em que os turcos haviam conquistado a maior parte do território húngaro, que servia de campo de batalha entre os exércitos do Império Otomano e a Áustria dos Habsburgo. A área era também dividida por diferenças religiosas. A família Báthory se juntou à nova onda de protestantismo que fazia oposição ao catolicismo romano tradicional.


Foi criada na propriedade de sua família em Ecsed, na Transilvânia. Quando criança, ela sofreu doenças repentinas, acompanhadas de intenso rancor e comportamento incontrolável. Em 1571, seu tio István Báthory tornou-se príncipe da Transilvânia e, mais tarde na mesma década, ascendeu ao trono da Polônia. Foi um dos regentes mais competentes de sua época, embora seus planos para a unificação da Europa contra os turcos tivessem fracassado em virtude dos esforços necessários para combater Ivan, o Terrível, que cobiçava seu território.





Elizabeth Bathory é talvez um dos casos mais famosos sobre vampiros da história depois de Vlad, o Empalador. Mas enquanto Vlad não foi realmente um vampiro sugador de sangue - apenas a inspiração para um - Elizabeth Bathory pode realmente ter se alimentado e se banhado em sangue. Elizabeth foi uma condessa romena no século 16, que encontrou a alegria em torturar camponeses. 




A tortura variou de espancamentos simples e facadas nos dedos e lábios sendo perfurados por pregos de ferro, ou então molhando-os com uma congelante água fria e deixando-os morrer congelados na neve. Os rumores de que Elizabeth era um vampiro começaram quando foi alegado que ela se banhava no sangue de jovens virgens. Foi relatado que ela começou a fazer isso para reduzir os efeitos do envelhecimento, embora alguns historiadores refutaram essa afirmação como sendo adicionada à história após o fato. 



Foi encarcerada em um aposento do castelo de Čachtice, sem portas ou janelas. A única comunicação com o exterior era uma pequena abertura para a passagem de ar e de alimentos. A condessa permaneceu aí os seus três últimos anos de vida, tendo sido encontrada morta em 21 de agosto de 1614, não se sabendo ao certo a data da sua morte, já que foram encontrados no aposento vários pratos de comida intactos. Foi sepultada nas terras dos Báthory, em Ecsed.




Nenhum comentário: